AQUILA

AQUILA
Uma visão Portelense

sábado, 18 de outubro de 2014

PORTELA 2015 (Considerações Finais)

PORTELA 2015
CONCURSO DE SAMBA-ENREDO


O COMPOSITORES DA PORTELA BLOG vem parabenizar a todas parcerias participantes deste Concurso que é o mais importante do Mundo do Samba pelo seus vários valores! 
 
Como em anos anteriores o BLOG se posiciona em relação as obras apresentadas pelos nossos compositores e adianta que, foi o ano em que estamos muito orgulhosos pela qualidade de gravações apresentadas ainda não vistas anteriormente!  Foi de muito capricho e isto é importante pois está se apresentando, acima de tudo, um produto!
 
Como sempre, o Portelense sempre está na vanguarda do que se refere a novidade e este ano citamos uma parceria que postou um vídeo com a apresentação dos parceiros, fato ainda não verificado e para nós do BLOG extremamente importante!  Outro fato interessante é a gravação em estúdio, que mostra ao torcedor/internauta todo um capricho e trabalho que é apresentar uma obra!
 
Enfatizamos isto porque a novidade é fator importante e o diferencial tem que existir sempre!  Temos que ser sempre os MELHORES!
 
Detalhes
 
É de emocionar ver Mestre Valdir 59 ainda concorrendo com samba na sua Escola de coração, fato que não poderíamos deixar de registrar!  

O retorno de Adilson Bispo e Paulo Roberto também queremos deixar registrado, o que só engrandeceu ainda mais este Concurso! 

Sentimos a falta de grandes Compositores como Mestre David Corrêa, Juan Espanhol e Chico Português, que nobre é esta Ala Ary do Cavaco!
 
O Concurso 2015 nos trouxe mais uma boa safra de sambas.  Outra grata surpresa vista foi uma melhora nas viradas dos sambas que, após refrões embalados, os sambas entravam em baixa, fatos sempre lembrados aqui pelo BLOG!
 
Outro fato a registrar é a presença de obras com o feitio do samba que sempre diferenciou a PORTELA das outras escolas, que é a poesia e isto, acreditamos, não pode morrer!  Mesmo que a obra não seja a vitoriosa, não abriremos mão deste detalhe.....

NOVIDADES

A cada ano que passa, os Compositores Portelenses estão se aprimorando, cada vez, mais nos bastidores e mostrando detalhes ainda não vistos anteriormente, até porque, na PORTELA, historicamente, as novidades fazem parte da sua rica história.  Cito exemplos abaixo:


 
Parceria Marcos Diniz e cia (Apresentação da parceria)
 
 
DE LETRA E MÚSICA  - Parceria Toninho Nascimento e cia.  (Elaboração da OBRA)

"Iaô mandou, Iaô mandou chamar, hoje tem festa no terreiro vem gingar. Vai de viola que eu vou de pandeiro, chama o batuqueiro. Okê meu Rio! Okê meu São Rio de Janeiro".

O final dessa viagem surreal é a festa de comemoração do aniversário do Rio de Janeiro. Nada mais representativo do espírito festeiro carioca do que uma comemoração com samba no terreiro. O Rio de Janeiro é a cidade do Brasil onde reside o maior número de negros. E a região de Madureira e Os...waldo Cruz, tem a maior densidade de negros da cidade. A tradição cultural popular carioca é permeada de elementos negros. (segue)

Portanto, fica mais uma dica do BLOG, quando das apresentações das obras para 2016!  É importante a diferença e explicação da obra ao torcedor!

SAMBAS

Muito se diz que, hoje em dia, não se consegue mais deixar eternamente num cantinho de nosso cérebro, os sambas atuais que possuem características diferentes dos sambas de alguns anos atrás.  A levada do samba todos sabem que mudou e muito e, por isto, em alguns casos acontecem que existem obras que nos leva a este passado!  Isto é muito salutar, pois fazem bem aos ouvidos!

Para exemplificar, citamos os sambas de Waldir 59 e cia (já eliminado) e o de Caixa D'Água e cia., duas belas obras e que nos faz retornar ao tal tempo lembrado acima! Fica registrado!

CONSIDERAÇÕES

- Caixa D'Água e cia.

CARAMBA.....!  Belíssima obra!  A poesia é a tônica no samba, "... emoldurando em aquarela este mosaico tão belo da PORTELA..."!  Hoje, quando encontramos um samba com este lirismo nos faz ficar ciente que ainda podemos acreditar!  Esta obra parece que me faz recordar aqueles sambas maravilhosos dos anos 60 e início de 70!  O único detalhe que fazemos é que a melodia, na primeira parte, tende a uma baixa no samba, mas a qualidade sobrepõe o detalhe.  Foram muito felizes em dar a interpretação a Ito Melodia, um show de puxador, mas que nas últimas apresentações fez falta!  Parabéns Caixa D'Água e a sua parceria!

- Toninho Nascimento e cia.

Uma obra com o feitio dos parceiros!  Letra dentro da sinopse mas também é um samba de altos e baixos, com refrões fortes, e isto faz com que tenha problemas em sua melodia, fazendo o samba ficar arrastado!  A parceria manteve a tônica dos anos anteriores.  Porém, todos sabemos que, o samba acontece lá na avenida!  Mérito para os compositores na divulgação!

- Jorge do Batuke e cia.

Outra bela obra!  Samba que mescla com uma pitada de poesia como:  "...Do céu vejo o verde brotar, emoldurar a natural arquitetura, paisagens de notas musicais, inspiração a divinas partituras..."!  Tai, mais um exemplo de que se pode fazer um bom samba com o sabor moderno!  O tom em cima é constante, virada e decorrer do samba mostra o valor do samba!  Três bons puxadores também dão a obra o valor que ela merece!  Parabéns ao bravo Batuke e companheiros!

- Noca da PORTELA e cia.

O samba!  Belo samba!  A letra, dentro da sinopse, não optou pela poesia, porém a melodia é valente!  Samba pra cima em toda a sua proposta!  Outro samba que mostra que se pode fazer uma boa obra com o modelo de samba atual, nada de apelar para refrões para sacudir, o samba já faz isto, é o que importa!  Outro samba bem divulgado!   O samba caiu nas graças dos portelenses e isto o qualificou para a consagração!  Foram felizes também ao darem a interpretação a Wander Pires!  Encontramos nesta parceria, o jovem Celso Lopes, que a muito vem se destacando na Ala Ary do Cavaco e que já o consideremos uma realidade na arte de compor!  Parabéns a Mestre Noca e seus parceiros!

No mais, o COMPOSITORES DA PORTELA BLOG se orgulha em homenagear a todos os integrantes desta maravilhosa Ala!  Até o próximo Concurso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário